5 razões para você dar novas oportunidades ao seu filho
Sabemos o quanto você adora ver seu filho crescer, mudar, aprender e desenvolver suas próprias opiniões. Mas você também pode se sentir um pouco nervoso ao vê-los correr para a idade adulta, desejando poder mantê-los sob suas asas por toda a vida. Não é fácil ver seu filho se tornar adulto. Mas sabe o que é ainda mais difícil? Não os deixar se tornarem melhores. Com itens essenciais como educação, nutrição e amor, o tempo gasto em um curso de idiomas no exterior é um investimento extremamente valioso no futuro de seu filho, principalmente no mundo global e cada vez mais complexo de hoje.
Mesmo se você não teve a oportunidade de viajar, estudar e viver no exterior enquanto era jovem, aqui estão cinco razões para dar essa oportunidade à próxima geração:
1. Deixe-os conhecer sua tribo
Por mais confortável que seja sua casa, rua e cidade, o mundo é muito maior do que nossas vidas e interações imediatas. Pesquisas têm demonstrado várias e várias vezes que relacionamentos, em vez de riqueza ou posição social, são fundamentais para aumentar nossa felicidade. Para os jovens, a busca para encontrar seu “grupo” é sempre latente. Os grupos sociais são tudo à medida que o jovem cresce e o apoio (ou falta de apoio) obtido a partir deles afeta sua compreensão de si e de seu lugar no mundo. É maravilhoso que seu filho tenha pessoas importantes em casa, como pais, família e amigos, mas há uma diferença entre nossa “tribo” e as pessoas que nos cercam em nossas vidas diárias. As pessoas que formam a tribo de seu filho ou filha terão interesses e objetivos comuns e aumentarão a auto-estima dele.
Através de viagens e estudos no exterior, os jovens são naturalmente incentivados a passar tempo com colegas que compartilham seus valores e interesses. Esse período de tempo na vida de um jovem pode ser intenso e desafiador e sua “tribo” permanecerá frequentemente próxima pelo resto de suas vidas.
2. Faz com que eles se sintam em casa em qualquer lugar e com qualquer pessoa
Se há algo que estudantes de intercâmbio, expatriados e viajantes de longo prazo relatam é a surpreendente compreensão de que, apesar de nossas diferenças culturais e linguísticas, os seres humanos são todos iguais. No momento, seu adolescente ou adulto jovem pode não gostar disso. Na superfície, de longe, ou através do brilho das notícias ou da luz azul de um smartphone, pode parecer que há poucas semelhanças entre eles e um jovem do Japão, Singapura, Austrália, Estados Unidos ou África do Sul. Mas se você deixar seu filho experimentar a vida, estudar e fazer amigos em um desses lugares (ou em qualquer outro!), vai observar o mundo se alargando e a empatia pelos outros se multiplicando.
3. Melhorar suas habilidades com novos idiomas
Não há melhor maneira de aprender um novo idioma e se tornar mais confiante como comunicador do que passar um tempo no exterior. As lições de vida e idiomas aprendidas são inestimáveis e, no mundo e no mercado de trabalho de hoje, ser bilíngue – e bicultural – é realmente melhor. Isso significa que os jovens que não têm um nível de trabalho em pelo menos um outro idioma – e a compreensão cultural a seguir – correm o risco de ficar de fora do circuito caso desejem trabalhar e viver internacionalmente. Os benefícios do aprendizado de idiomas são infinitos: do aumento da capacidade intelectual, à redução do risco de demência e até a chance de ter um futuro internacional.
4. Faça o planeta parecer menor e aproxime as oportunidades
Após esse primeiro salto na vida internacional, novas oportunidades se tornam muito mais fáceis de imaginar. Acredite, o nervosismo que seu filho ou filha experimentam logo desaparecerão à medida que mergulharem em seu tempo no exterior – e mais tarde, eles estarão expressando interesse em novas aventuras sozinhos. Essa confiança vem do colapso da ideia de que somos diferentes em nossa essência (ver ponto 2) e da energia motivadora do aumento da auto-estima após enfrentar um desafio.
5. Dê a eles as habilidades de liderança necessárias
Agora, mais do que nunca na vida de seu filho, as pessoas estão divididas política e socialmente. Em muitos cantos do mundo, emoções e ansiedades estão em alta. Seu filho ou filha faz parte da próxima geração de pensadores, políticos, pais, líderes e agentes de mudança cujas contribuições direcionarão o curso no resto deste século. Os jovens precisam estar equipados com as habilidades necessárias para contribuir e moldar efetivamente o mundo que herdarem. Tempo no exterior é uma maneira maravilhosa de ajudá-los a desenvolver essas habilidades.
Viagem, imersão cultural e aprendizado de idiomas incentivam a independência, a criatividade e o pensamento criativo, a mente aberta, a resolução de problemas, a interação social e as habilidades linguísticas – tudo isso contribui para formar líderes, pensadores e cidadãos capazes de pensar criticamente e contribuir positivamente.