Rigoberto Urán fala sobre aprender novos idiomas e viver no exterior
"Tranquilo papito, no se preocupe."
Traduzida como "vá com calma" ou "fique tranquilo", essa frase simples personifica o membro da equipe da EF Education-EasyPost, Rigoberto Urán. O estilo de pilotagem de Rigo é levar as coisas como elas vêm, mas também a maneira como ele vive sua vida.
Depois de perder o pai aos 14 anos, Rigo foi forçado a dividir seu tempo entre a escola, a venda de bilhetes de loteria na rua e a competição em eventos de ciclismo. Apesar de uma agenda exaustiva, Rigo manteve-se calmo e concentrado enquanto subia nos níveis local e nacional. Porém, quando Rigo tinha 16 anos, ele e sua família chegaram a uma encruzilhada financeira: ele precisava se tornar profissional imediatamente ou vender bilhetes de loteria em tempo integral.
Como a idade exigida para se tornar profissional era 18 anos, o resultado da solicitação de Rigo não era claro. No final, a mãe de Rigo teve permissão para assinar e, tecnicamente, recebeu o contrato e a licença, permitindo que ele se tornasse profissional mais cedo.
Três anos depois, o trabalho árduo e a perspectiva positiva de Rigo valeram a pena quando ele teve a grande chance de correr pela Tenax na Europa. Ele se mudou para a Itália, onde morou com uma família italiana, aprendeu italiano e começou a competir em corridas europeias.
Embora o italiano continue sendo muito importante para Rigo, tanto profissional quanto pessoalmente, ele está aprendendo inglês para melhorar sua comunicação com seus colegas de equipe e fãs em todo o mundo.
Agora, com quase 15 anos de experiência internacional em ciclismo e três idiomas em seu repertório, conversamos com Rigo para pedir algumas dicas sobre como viver no exterior e aprender idiomas.
O que você acha que é mais importante quando se viaja para outro país?
Rigoberto: Para mim, os idiomas são muito importantes para a comunicação. Quando alguém está em um país e não sabe falar o idioma, é como estar sem passaporte ou roupas. Hoje em dia, a comunicação pode ser muito confusa e, quando meu inglês não era tão bom, eu costumava chegar a aeroportos estrangeiros e ficar totalmente perdido.
Como você se comunica com seus fãs quando viaja?
Rigoberto: Com os fãs, falo uma língua que é a língua do amor e da paixão. Quando tenho uma corrida e vejo os fãs, estou compartilhando um momento ou uma foto, não necessariamente uma "linguagem" no sentido tradicional. Mas, além disso, ser capaz de se comunicar em vários idiomas, especialmente em inglês, é certamente importante para viajar e conversar com os fãs.
Essas diferenças de cultura e idioma não estão presentes apenas quando você viaja, mas também na sua própria equipe. Como você se comunica com seus colegas de equipe da EF Education-EasyPost?
Rigoberto: Não há problema. Sinceramente, acho que é melhor porque, embora representemos diferentes nacionalidades, a comunicação mais importante é sobre as corridas e a estratégia, e fazemos tudo isso em inglês. Todos têm um nível de inglês bom o suficiente para se comunicar como uma equipe.
Você acha que é mais fácil aprender um idioma quando se está no exterior?
Rigoberto: Sim, acho que é muito mais fácil porque você não vai ficar em uma aula por apenas duas ou três horas. Quando você está no país onde o idioma é falado, na realidade, você está em uma aula de 24 horas, ouvindo e sendo forçado a usá-lo.
Que frases seus colegas de equipe te ensinaram?
Rigoberto: Quando estou perto de vencer uma etapa ou uma corrida, eles gritam "almost!". E quando estou muito perto, eles dizem: "Rigo, almost done!". É simples, mas é assim que aprendemos todos os dias.
E, do outro ponto de vista, que expressões em espanhol ou colombianas você ensinou aos seus colegas de equipe?
Rigoberto: Eu ensinei todo tipo de coisa, mas a frase que eles mais gostam é "tranquilo papito", que significa "vá com calma". O ciclismo é um esporte intenso, e é bom incentivarmos uns aos outros a relaxar e ter calma.
Tour de France: Unchained já está disponível na Netflix e apresenta a equipe de ciclismo profissional EF Education-EasyPost. Quer saber mais? Siga Rigo e a EF Education-EasyPost no Instagram.
*Entrevista originalmente traduzida do espanhol.