10 dicas para se sentir em casa no exterior
Para ter uma experiência incrível no exterior seja estudando, morando ou trabalhando, não basta apenas aprender o idioma e viver como um local, é preciso morar em um lugar onde você se sinta bem. Além de conforto, seu quarto tem que ter uma decoração que seja a sua cara. Mas não se preocupe, você não precisa ser expert em design de interiores ou gastar suas economias, dá para criar um ambiente acolhedor com dicas simples e baratas. Confira 10 dicas para se sentir em casa no exterior!
1. Crie seu próprio espaço
A primeira regra para se sentir em casa, é transformar sua residência temporária em um lugar que você queira ficar a maior parte do tempo. Se você só consegue relaxar ou estudar fora de casa, isso é sinal de que não se sente bem em seu próprio quarto ou apartamento. É possível reorganizar os móveis e criar uma área de estudos e com umas almofadas, dá para fazer um canto de leitura bem aconchegante. Se você gosta de ioga ou de flexões, já sabe o que tem a fazer…
2. Cuide da decoração pessoalmente
Uma casa não se torna um lugar acolhedor só porque as cortinas combinam perfeitamente com os lençóis e com as velas perfumadas. O mais importante são os objetos de valor sentimental que demonstram a personalidade e as paixões de quem mora lá. Geralmente menos é mais. Um item de decoração legal ou uma simples imagem já dão um toque especial e podem até servir de inspiração para conversas com seus amigos (veja dica número 9). E o melhor é que você pode levá-los de recordação. Acesse o Pinterest ou visite outras casas para ter umas ideias incríveis.
3. Não se esqueça das fotos
Às vezes você não tem tempo suficiente ou permissão para decorar o lugar como gostaria (no caso de Airbnbs e hotéis, por exemplo). Mas mesmo assim é possível dar um toque especial espalhando fotos de amigos e familiares por todos os cantos.
4. Cultive uma planta
Nada deixa um ambiente mais acolhedor do que uma planta. Você pode até dar um nome à ela. Agora se você não quer se preocupar em regá-la, basta ter flores frescas ou um arranjo artificial.
5. Não deixe as malas à vista
Toda vez que você olhar para suas malas, vai lembrar que está ali de passagem. Para se sentir em casa, desfaça suas malas e guarde-as em um local apropriado.
6. Mantenha tudo limpo
Mesmo que você não tenha mania de limpeza, é muito importante manter sua casa limpa e organizada. Depois de passar o dia inteiro fora, nada melhor do que encontrar tudo impecável e a cama arrumada como se estivesse em um hotel.
7. Ouça música
Seja com alto-falante ou fone de ouvido, ouvir sua playlist favorita (em um volume que não incomode seus vizinhos), é a melhor coisa para você se sentir em casa, independente de onde esteja.
8. Deixe o ambiente cheiroso
Que tal deixar o ambiente com seu cheiro preferido? Você pode comprar velas perfumadas, incensos e até um purificador de ar, desde que seus colegas de quarto não se oponham. Deixar a casa com um cheiro familiar é uma ótima maneira de se sentir em casa.
9. Convide seus amigos
Quem mora no exterior também tem que ter vida social. E a melhor forma de fazer amizades é convidar as pessoas para irem à sua casa. Você se esforçou muito para deixar tudo do seu jeito, então é hora de mostrar o resultado. E por falar em se exibir para todo mundo, envie fotos, vídeos e faça chamadas de vídeo com seus amigos e familiares distantes, para que eles possam acompanhar sua vida mais de perto. (Estas ocasiões são perfeitas para deixar sua casa limpa e arrumada como os anúncios de imobiliária)
10. Saia e descubra seu refúgio
Chegou a hora de ir além. Explore seu bairro e encontre um lugar onde se sinta à vontade. Pode ser no café, academia, cinema, restaurante ou parque. Assim você terá sempre um refúgio toda vez que precisar mudar de ambiente ou sentir saudades de casa.