Como comer Sushi (e alguns fatos divertidos)
A maior contribuição culinária do Japão para o mundo – o Sushi – é preparado com poucos ingredientes, mas a diversa combinação de sabores e texturas é ilimitada.
Tem sempre um sushi perfeito pra você e, com as dicas abaixo, todos podem dominar a arte de prepará-los e claro, devorá-los depois!
*Depois de colocar em prática nossas dicas abaixo, nós recomendamos uma viagem ao Japão para, de fato, exercer esta qualidade, diariamente, com sucesso. E lógico, aprendendo japonês!
Hoje é dia de arroz, bebê!
A raiz do sushi: arroz, arroz e arroz. Sushi na verdade não significa “peixe cru enrolado com arroz”, sushi é arroz avinagrado, que tem sua origem numa antiga técnica de conservação de peixe_._
Fale a língua do Sushi
Nori é uma espécie de folha feita a partir de algas marinhas que enrola os sushis, por exemplo.
Uramaki é o sushi de dentro pra fora, basicamente, pois não tem a alga em volta dele.
Temaki é o enrolado que se parece com um cone de sorvete.
Nigiri é o sushi com fatias de peixe cru em cima.
Sashimi é servido com fatias de peixe cru com arroz nas laterais e abaixo.
Coma com os dedos
O Sushi é tradicionalmente comido com as mãos. É mais comum, pelo menos no Brasil, apreciar o sushi com Hashi (pauzinhos), mas se estiver em um restaurante onde haja aqueles paninhos quentes na mesa, fiquei tranquilo para comer com suas mãos.
Uma (grande) mordida por vez
Nunca coma o sushi em pedaços. Pode abrir a boca e comer de uma vez! (O sabor fica até melhor).
A verdade sobre o Wasabi
O Wasabi verdadeiro é um planta muito difícil de cultivar, portanto, é muito caro. Para mantê-lo nas mesas dos restaurantes japoneses, o wasabi que costumamos comer é uma imitação feita de raiz-forte, mostarda e corante verde.
Como usar o Shoyu
Evite deixar excesso de shoyu no seu prato. Coloque uma quantidade suficiente para molhar levemente o seu sushi. Se estiver comendo Nigiri, por exemplo, molhe somente um pouco do arroz e coma o peixe antes, isto preserva o sabor deste tipo de sushi.
A ordem dos peixes
Para deixar a sua experiência com a culinária japonesa mais proveitosa, siga esta ordem específica para comer os tipos de peixe: Vá do paixe branco ao vermelho, isto é, vá do peixe mais leve para o mais pesado.
O (não tão) peixe fresco
Se você fica um pouco assustado em comer o peixe cru, está aqui uma boa notícia: Na Europa e nos EUA, não é permitido servir aquele peixe que acabou de pular do oceano direto para o seu prato. Sendo assim, mesmo o peixe sendo fresco, ele fica congelado durante alguns dias para matar todos os parasitas.
Paladar renovado
O que é este pedaço de gengibre no seu prato de sushi? Não é somente para decoração, na verdade ele é extremamente útil para limpar o seu paladar, de um prato para o outro, e ainda ajuda na digestão.
Sopa de Missô
Apesar da sopa de missô ser apresentada como um aperitivo, na verdade ela ajuda na digestão e é tradicionalmente tomada após a refeição.
Imagem: Rita.Yang, Flickr / Creative Commons