GO Blog | EF Blog Brasil
Tudo sobre intercâmbio, viagens, cultura e idiomas pela EF Education First.
MenuPeça um Catálogo Grátis

8 tradições de aniversário diferentes ao redor do mundo

8 tradições de aniversário diferentes ao redor do mundo

Cada país, região e família em todo o mundo tem seus próprios costumes especiais para comemorar ocasiões como Natal, Páscoa e aniversários. Talvez sua família visite um restaurante favorito a cada aniversário, desfrute de um bolo decorado com detalhes ou acorde com um farto café da manhã de panquecas.

Morar ou estudar em um curso de idiomas no exterior dá a você chance de ver como outras culturas comemoram, portanto, vamos dar uma olhada em oito tradições legais de aniversários de todo o mundo.

1. Completar 20 anos no Japão

No Japão, as maiores comemorações ocorrem quando alguém atinge uma idade que tem um significado especial, muito parecido com a tradição dos dezesseis anos nos EUA. Fazer 20 anos é muito importante no Japão, pois significa que você atingiu oficialmente a idade adulta. Isso é comemorado com um ritual chamado Seijin Shiki, ou cerimônia da idade adulta. Na segunda segunda-feira de janeiro, conhecida como Seijin no hi (dia da maioridade), aqueles que completam 20 anos de idade visitam a prefeitura vestidos com roupas tradicionais para ouvir um discurso que marca sua ascensão à idade adulta. Muitos podem então visitar um santuário para rezar por boa sorte ou sair para comemorar com os amigos.

2. Puxão de orelha na Espanha

Além de bolo, cantoria e presentes, os aniversários na Espanha vêm com um ritual curioso: puxões de orelha. De acordo com essa tradição, conhecida como "los tirones de oreja", o aniversariante recebe um leve puxão no lóbulo da orelha para cada ano de sua idade. Embora a origem e o significado exatos desse costume peculiar não sejam totalmente claros, alguns acreditam que, como as orelhas são uma parte do corpo que nunca para de crescer, puxar as orelhas pode significar uma vida mais longa.

3. Comemore com sopa de algas marinhas na Coreia do Sul

Se estiver comemorando seu aniversário enquanto estiver estudando no exterior na Coreia do Sul, pode esperar que lhe seja servido um prato de miyeok-gook, sopa de algas marinhas. Segundo a tradição, esse prato saudável, rico em ferro e iodo, é consumido em todos os aniversários. Isso demonstra respeito e gratidão à mãe, pois é uma refeição comum para as mães comerem antes e depois do parto.

4. Leitura da sorte para bebês em Malta

A tradição maltesa da "Quċċija" é um evento único que ocorre no primeiro aniversário de uma criança. Na festa de aniversário, vários objetos são colocados no chão, e a criança é incentivada a engatinhar até eles e escolher um. Os objetos simbolizam várias profissões, e acredita-se que o objeto escolhido prediz sua futura carreira. Assim, um livro didático pode simbolizar um diploma universitário, uma bola pode representar uma carreira como esportista e um livro de colorir pode representar um futuro nas artes criativas.

Mesmo que você não participe ativamente de uma Quċċija, os habitantes de Malta têm muito orgulho desse costume e gostam de compartilhar histórias sobre suas próprias experiências com ele. Seja contando histórias de previsões bem-sucedidas ou anedotas divertidas sobre escolhas inesperadas feitas pelo bebê, os malteses apreciam a tradição e adoram relembrá-la.

5. Evite a má sorte na Alemanha

Os aniversários são um grande acontecimento na Alemanha. Todos e qualquer um farão o possível para lhe desejar "Alles Gute zum Geburtstag!". Mas somente no dia, nunca com antecedência. As superstições dizem que dá muito azar desejar feliz aniversário a alguém com antecedência. Você pode comemorar seu aniversário na véspera, o que é conhecido como "Reinfeiern", mas não espere nenhum desejo de felicidades até o relógio bater meia-noite.

6. Seja rei ou rainha por um dia na França

Na França, se o seu aniversário for em janeiro, você provavelmente comemorará com uma "Galette des Rois" (Bolo do Rei). Ele era consumido na Epifania (o 12º dia do Natal), mas agora você o encontrará em boulangeries durante todo o mês de janeiro. Ele é feito de massa folhada e recheado com uma pasta de amêndoas densa e cremosa chamada frangipane. O padeiro esconde uma pequena estatueta dentro do bolo e, quando o bolo é cortado igualmente entre todos, a pessoa que encontra a estatueta dentro de seu pedaço é coroada rei ou rainha do dia.

7. Aproveite o pão de fada na Austrália

Há toda uma categoria de itens alimentícios que só existem em festas de aniversário na Austrália. Normalmente, são guloseimas simples e açucaradas que são populares em festas infantis há décadas. Mas o mais popular de todos é o chamado "pão de fada". É um pão branco, coberto com manteiga, cortado em triângulos e coberto com granulado (chamado 100s & 1000s).

8. Demonstre seu amor com um bolo no Brasil

No Brasil, é tradição compartilhar a primeira fatia de seu bolo de aniversário com a pessoa que você mais ama. Pode ser um dos pais, um irmão ou um avô. Algumas famílias dividem isso ainda mais com tradições específicas e homenagens exclusivas para elas.

Descubra novas culturas e tradiçõesEstudar no exterior
Receba as últimas informações sobre viagens, idiomas e cultura no GO BlogQuero me inscrever

Aprenda um dos 10 idiomas em mais de 50 destinos

Saiba mais