As vantagens de ser poliglota hoje em dia
Segundo pesquisas, apenas 3% das pessoas em todo o mundo falam quatro idiomas ou mais. Os poliglotas, ou seja, aqueles que falam fluentemente vários idiomas, têm um valor inestimável no mundo globalizado de hoje.
Com a tecnologia em nossos bolsos que nos permite acessar quase todos os idiomas do mundo, você pode estar se perguntando sobre o verdadeiro valor de dominar vários idiomas. Bem, por um lado, a IA pode ser capaz de traduzir palavras diretamente, mas não pode se comunicar com empatia, nuances e compreensão cultural da mesma forma que os humanos.
Tornar-se poliglota oferece benefícios que vão muito além da mera proficiência no idioma. Continue lendo para entender o quão abrangentes são os benefícios de ser multilíngue no mundo conectado de hoje (e se precisar de ajuda para chegar lá, conte com a gente para realizar seu curso de idiomas no exterior).
Melhores oportunidades de emprego
Com os negócios realizados além das fronteiras, há uma demanda crescente por pessoas que falem vários idiomas, portanto, ser poliglota pode resultar em oportunidades de carreira. Isso também pode levar a transferências internacionais, onde você poderá experimentar a vida como um expatriado.
Considere empregos no setor de viagens, como comissário de bordo ou guia turístico, carreiras em negócios internacionais ou diplomacia, ou funções linguísticas, como professor, tradutor ou tutor. Um estudo recente descobriu que os funcionários que falam vários idiomas ganham, em média, 19% a mais do que os funcionários que falam apenas um idioma.
E, é claro, o crescente setor de linguística computacional. Além de idiomas, essa carreira precisará de habilidades de programação e matemática, pois você trabalhará no aprimoramento da tradução automática, na criação de chatbots, no aprimoramento de assistentes computadorizados e no reconhecimento de fala.
Você é mais poderoso do que a IA
Você provavelmente já viu vídeos de viajantes fazendo pedidos em um restaurante por meio do Google Translate. Ou os netos conversando com seus avós por meio de IA enquanto tentam aperfeiçoar uma receita de família. Talvez você já tenha passado por essa situação.
Que mundo é esse em que vivemos, onde podemos conversar com alguém em praticamente qualquer idioma por meio de nosso telefone. No entanto, embora esse enorme avanço tecnológico possa nos ajudar a nos comunicarmos além das fronteiras, o que ele não pode fazer é trazer compreensão a essas interações.
Para realmente entender outra cultura, ver as coisas de outra perspectiva ou ter empatia por alguém, precisamos nos imergir em suas experiências. Estimar o valor exato de um mundo mais interconectado é um desafio. No entanto, é evidente que a abordagem de questões globais exige níveis mais elevados de solidariedade e cooperação internacional.
Embora a tecnologia tenha preenchido muitas lacunas, por enquanto, as pessoas só podem construir um entendimento verdadeiro quando falam o mesmo idioma, daí a necessidade de poliglotas no mundo conectado de hoje.
Impulsione seu cérebro
Pesquisas sugerem que o aprendizado e o uso de vários idiomas podem melhorar a função cognitiva. Você já assistiu a uma aula de idiomas de três horas? Ou passou uma noite conversando em um idioma estrangeiro? É provável que você tenha ficado bastante exausto depois disso. Isso acontece porque o aprendizado de idiomas é um exercício mental. Ele ajusta nosso raciocínio, permite que realizemos várias tarefas e flexibiliza nossa compreensão em termos de consciência cultural.
Isso significa que os poliglotas podem ter melhores habilidades de conexão social, lógica, memória, resolução de problemas e habilidades de multitarefa. Tudo isso pode contribuir para retardar o declínio cognitivo na vida adulta.
Sentir satisfação pessoal
A sensação de orgulho e satisfação pessoal que se tem ao falar outro idioma é difícil de encontrar em outro lugar quando se é adulto. E quando você experimenta esse sentimento, ele se torna bastante viciante.
Aprender um segundo idioma estrangeiro é mais fácil do que da primeira vez, pois você sabe qual estilo de aprendizado funciona melhor para você e como seu cérebro funciona. E depois que você começa a exercitar o músculo do aprendizado de idiomas, é muito mais fácil continuar trabalhando nele.
Viaje e estabeleça conexões
Quer você queira descobrir os melhores pontos secretos de surfe na Califórnia ou simplesmente se comunicar com todos na Suíça (que tem quatro idiomas oficiais), ter vários idiomas em seu arsenal enriquecerá imensamente suas experiências de viagem.
Desde conversar com vizinhos idosos e pechinchar peças antigas em mercados de pulgas até entender filmes estrangeiros e descobrir joias ocultas locais - falar vários idiomas permite que você mergulhe totalmente na cultura local.
Como disse Alex Rawlings, um poliglota inglês que fala 15 idiomas: "Os idiomas são um trunfo para o que quer que você queira fazer na vida. Eles abrem sua mente para mundos que você nem imaginava que existiam. Eles apresentam a você pessoas incríveis que, de outra forma, você poderia simplesmente passar por elas."