Os resultados são reportados numa escala de 0 a 9, com meios pontos, o que significa que pode ter um resultado de 4 ou talvez de 7.5, mas não de 7.25. O seu resultado IELTS é a média dos resultados das quatro secções, que são também numa escala de 0 a 9. Isto significa que cada uma das quatro competências – leitura, escrita, fala e compreensão oral – têm o mesmo peso. Se a média das quatro secções terminar em .25, o seu resultado final será arredondado para baixo. Se a média dos resultados das quatro secções resultar em .75, o seu resultado final será arredondado para cima.
O relatório do IELTS tem os seus resultados de cada uma das quatro secções bem como o resultado final. Os resultados do IELTS são válidos por 2 anos a partir da data do teste. O seu resultado IELTS ser-lhe-á enviado 13 dias depois de ter feito o teste. O que quer dizer que se dizer a secção falada mais tarde que o resto do teste IELTS, pode esperar o seu resultado 13 dias depois de ter feito a secção falada.
Os resultados IELTS têm equivalência aos níveis CEFR – Common European Framework of Reference. O resultado médio do IELTS é cerca de 6, o que corresponde a um nível B2 no CEFR, também conhecido como Competent User. Para admissão à Universidade, o resultado IELTS requerido vai variar entre universidades e programas. Um resultado IELTS 6.5 é suficiente para ser admitido em muitas universidades no Reino Unido e um resultado 7.0 é suficiente para muitas universidades nos Estados Unidos, embora muitas universidades tenham também um requisito mínimo para cada uma das quatro competências testadas.
Resultados IELTS de 4.0 ou mais no total e em cada uma das quatro competências são necessários para muitos tipos de visto para imigrar para o Reino Unido. Alguns tipos de vistos para o Reino Unidos e quase todos os vistos para a Australia, Canadá e Nova Zelândia têm requisitos superiores no IELTS. É melhor verificar diretamente com as autoridades de imigração para saber a informação mais atualizada sobre os requisitos do visto, dado que mudam regularmente.