A seção de leitura do TOEFL é a primeira parte do teste TOEFL iBT.
O teste é composto por 3 ou 4 textos, cada um com aproximadamente 700 palavras, e por 12 a 15 perguntas para responder sobre cada texto. Esta parte possui um total de 36 a 56 perguntas. Dependendo do número de textos e perguntas, os alunos têm de 60 a 80 minutos para completar toda esta seção.
Adicionalmente, podem ser incluídas na seção de leitura do TOEFL algumas perguntas que não contam para o resultado do teste. Estas perguntas são usadas pelo ETS, a instituição que faz o teste, para calibrar o TOEFL. Se você achar que a seção de leitura do TOEFL foi mais longa que o esperado, esta é provavelmente a razão. No entanto, não é possível saber quais das questões foram apresentadas com este propósito, por isso, é importante que você dê o seu melhor em todas as perguntas.
O teste de leitura do TOEFL usa textos em inglês de nível acadêmico universitário. Estes textos podem ser extraídos, por exemplo, de um livro de texto universitário e são geralmente de três tipos: narrativas históricas ou biográficas, argumentativo ou exposição de um assunto. Não é necessário conhecimento prévio sobre os assuntos para responder às perguntas, mas é necessário saber se articular em Inglês.
O tempo disponível para a seção de leitura do TEOFL é indicado nas instruções dessa seção do teste, e o aluno tem autonomia para usar o tempo como preferir. Como esta seção é cronometrada, é importante manter um ritmo para ter tempo suficiente de ler todos os textos e responder a todas as perguntas. As respostas em branco no TOEFL são contadas como incorretas.
Os alunos podem avançar e recuar dentro da seção de leitura do TOEFL, ou seja, podem pular uma questão e voltar a ela mais tarde, se o tempo permitir. O resultado total desta seção está entre 0 e 30, sendo qualquer resultado acima de 22 é considerado um bom resultado.
A próxima parte do TOEFL iBT é a seção de compreensão oral.