O seu resultado TOEIC vai depender de qual dos testes você está fazendo. O mais comum – o teste TOEIC de Leitura e Compreensão oral – é avaliado numa escala de 10 a 990 com igual peso dado a cada uma das duas partes do teste. Se você fez o TOEIC de Oralidade e Escrita, esse teste é avaliado numa escala de 10 a 400, também com ambas as partes com igual peso. Você deve receber os resultados entre 7 a 15 dias depois de fazer o teste.
Se você fez o TOEIC para se candidatar a um empreso, como muitas pessoas fazem, você deverá decidir após os resultados se isso vai fazer com que o seu CV seja mais forte. Se você colocar um resultado baixo no seu CV, isso poderá tornar a sua candidatura mais fraca, e talvez sejá melhor omitir o resultado do TOEIC.
Mas o que conta então como um "bom" resultado TOEIC? Depende muito do país em que você está se candidatando e dos pré-requisitos da oferta de emprego. A maioria das pessoas faz o TOEIC de Leitura e Compreensão Oral para fins profissionais. Um resultado TOEIC de 900 pontos ou mais é um resultado alto em quase todos os cenários. Quase como uma regra, você deve incluir o resultado TOEIC no seu CV se você obtiver tiver 900 pontos ou mais. Esta gama de valores é qualificada por quem concebeu o teste como um nível de prificiência elevada em Inglês profissional.
Se se está se candidatando para um emprego que não requer Inglês, vale a pena incluir no seu CV qualquer resultado TOEIC acima de 785. Mostra que consegue usar o Inglês no espaço de trabalho, e fará você se sobressair na sua candidatura. No entanto, se a candidatura requerer Inglês fluente, não inclua um resultado menor que 900. É melhor, neste caso, não incluir nenhum resultado, já que os resultados entre 785 e 900 vão tornar a sua candidatura mais fraca. Se o seu resultado TOEIC for inferior a 785, não o inclua no seu CV.
É menos comum fazer o teste o TOEIC de Oralidade e Escrita para razões profissionais, mas se o fizer, um resultado de 360 ou mais coloca você na categoria de alta proficiência. Qualquer resultado acima de 360 devem sem dúvida ser incluído no seu CV, mas certifique-se que o memso se refere ao TOEIC de Oralidade e Escrita, e não a um resultado do TOEIC de Leitura e Compreensão Oral, porque nesse caso o resultados 360 seria muito baixo.