A exigência de visto para brasileiros no Canadá continua válida, apesar da mudança na lei de imigração em 2017.
Desde então, os brasileiros que já tiveram um visto canadense emitido nos últimos 10 anos ou visto americano de não imigrante válido podem entrar no Canadá com uma simples Autorização Eletrônica de Viagem (eTA).
Para o restante dos cidadãos, é preciso solicitar um visto de visitante (Temporary Resident Visa).
Enquanto o eTA fica pronto em poucos minutos e custa apenas C$ 7, o visto de residência temporária sai por C$ 200.
Qualquer visto canadense pode ser solicitado online no site do Immigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC), depois de criar uma conta no sistema.
Além disso, você também pode contar com o auxílio do Centro de Solicitação de Vistos (CVAC), que presta apoio administrativo ao IRCC.
O visto de turismo canadense é chamado de Temporary Resident Visa, ou Visitor Visa, e tem como objetivo comprovar a elegibilidade dos visitantes brasileiros.
Para solicitar o visto de turismo, você precisa atender aos seguintes critérios:
Em alguns casos, o IRCC pode exigir uma entrevista no consulado, mas geralmente o processo é realizado online.
Também é comum que sejam solicitados documentos adicionais, como extratos bancários, cartas de recomendação ou exames médicos.
A validade do visto de turismo é de até seis meses, com possibilidade de extensão da permanência.
Esse visto também pode ser utilizado para realizar cursos de até 24 semanas, desde que você apresente uma carta de confirmação ou Letter of Acceptance.
Para realizar um intercâmbio e estudar no Canadá, são exigidos o visto de visitante e uma permissão de estudo para cursos com mais de 24 semanas de duração.
Essa permissão autoriza estudantes estrangeiros a frequentarem instituições canadenses pelo período do curso e mais 90 dias extras.
Os critérios para elegibilidade da permissão de estudo são:
Além disso, os estudantes devem se comprometer a concluir o programa de estudos e deixar o país assim que a permissão expirar.
Vale lembrar que qualquer curso que possa ser completado nos seis meses do visto não requer a apresentação da permissão de estudo.