A Inglaterra tem muitas cidades que merecem destaque, mas vamos nos concentrar em algumas das mais procuradas para viagens de estudos.
Para isso, o estudo QS Best Student Cities 2018 é um bom ponto de partida, já que faz um ranking das 100 melhores cidades do mundo para intercambistas.
Os critérios utilizados foram a qualidade das instituições, o número de estudantes, o custo de vida, o acesso a serviços e a empregabilidade.
Não é surpresa constatar que a Inglaterra possui sete cidades entre as 100 eleitas em nível mundial.
Também não é surpresa perceber que essas cidades coincidem com algumas das mais importantes do país, começando pela capital Londres, que ficou na primeira posição do ranking mundial. Confira as eleitas:
Com 17 universidades listadas no ranking, Londres assumiu a liderança do levantamento pela primeira vez em 2018, desbancando Montreal, no Canadá, que vinha ocupando a primeira posição.
Como você pode imaginar, a capital da Inglaterra não é exatamente um destino barato e acessível aos estudantes intercambistas, já que o custo de vida e o valor do aluguel em Londres são superiores à média da Inglaterra.
Mas Londres compensa a escolha dos estudantes pela concentração de universidades reconhecidas internacionalmente, pela avalanche de oportunidades profissionais e sociais e pela diversidade cultural, misturando o ambiente corporativo e o alternativo, além da tradição com a inovação.
A cidade do Big Ben, dos Guardas da Rainha e da London Eye oferece uma imersão cultural inigualável, com passeios gratuitos como National Gallery (uma das grandes galerias de arte do mundo), Museu Britânico (a história da civilização em oito milhões de objetos), Biblioteca Britânica (com originais de Freud e Da Vinci, por exemplo), entre muitos outros.
Sua principal universidade é a University College London, que ocupa a sétima posição do QS World University Rankings 2018. Depois dela, aparecem a Imperial College London, a King’s College London, a London School of Economics and Political Science e a Queen Mary University of London.
Saiba mais sobre intercâmbio em Londres.
Na 24ª posição do ranking das cidades em nível global, Manchester está localizada no noroeste da Inglaterra e possui três universidades reconhecidas internacionalmente.
Os intercambistas que fazem a opção de estudar em Manchester encontram uma cidade com mais de 3,6 milhões de habitantes e muitas opções em artes, cultura e vida noturna.
A conexão com a música não é de hoje: Manchester foi o berço de The Smiths, Joy Division e Oasis, bandas com forte influência internacional e reconhecimento ao redor do mundo.
Saiba mais sobre intercâmbio em Manchester.
Embora menos conhecida, Coventry é uma ótima opção para os intercambistas, ocupando a 44ª posição do ranking.
Um dos destaques da cidade para quem faz intercâmbio é a população estudantil. Os estudantes representam 6,4% do total de habitantes do município.
E 41% deles são estrangeiros, o que favorece o clima de intercâmbio cultural.
A cidade possui duas universidades com distinção internacional no ranking elaborado pela QS: University of Warwick e Coventry University.
A terra de Robin Hood é um destino certo para intercambistas, especialmente na Universidade de Nottingham.
Para os visitantes, a cidade oferece uma enorme quantidade de opções de lazer e cultura, com grandes centros comerciais, teatros, galerias e casas de entretenimento.
A história não fica de fora, é claro, com destaque para o Castelo de Nottingham, para a famosa estátua de Robin Hood, para os museus da cidade e para o Ye Olde Trip to Jerusalem, que afirma ser o pub mais antigo da Inglaterra.
Por fim, a cidade possui um sistema de transporte público premiado, o que facilita bastante a mobilidade dos estudantes.
Localizada na região central da Inglaterra, Birmingham é densamente povoada e tem reconhecimento dos ingleses por ser a “Cidade das mil profissões”, uma referência à herança industrial da cidade.
É considerada o maior centro de ensino superior do Reino Unido fora de Londres, com cinco universidades.
Nas últimas décadas, o município cresceu e se transformou em um próspero centro comercial e financeiro, com a construção de uma nova biblioteca com investimento de 189 milhões de libras, revitalização do transporte público e de edifícios vitorianos.
Newcastle é uma cidade multicultural, vibrante e acolhedora.
A cidade foi um importante centro industrial de mineração de carvão, além de prover serviços de engenharia e navegação durante o século 19.
Atualmente, Newcastle possui um centro cultural próspero, sedia anualmente a maior meia maratona do mundo, a Great North Run, e conta com uma enorme variedade de restaurantes, bares e boates, além de espaços públicos.
Três universidades destacadas no ranking QS estão localizadas na cidade ou nas imediações: Durham University, Newcastle University e Northumbria University at Newcastle.
Fechando a lista das principais cidades da Inglaterra, está Brighton, localizada a 75 quilômetros de Londres, no litoral da Inglaterra.
Com clima excelente para os padrões ingleses, especialmente na comparação com a capital Londres, Brighton é conhecida por ser uma cidade com população diversificada e descontraída.
Além do clima e da diversidade, Brighton também possui outra característica relevante para os intercambistas: as duas universidades com reconhecimento internacional sediadas na cidade têm uma alta proporção de estudantes internacionais.
Saiba mais sobre intercâmbio em Brighton.
Achou que havíamos esquecido das cidades de Cambridge e Oxford, que abrigam universidades reconhecidas em todo o mundo?
Na verdade, elas não entraram no ranking das melhores cidades para estudantes. Um dos motivos, provavelmente, é o custo de vida, já que estão entre as cinco mais caras do país.
No QS World University Rankings, que elenca as melhores universidades do mundo, Cambridge aparece na quinta posição, e Oxford, na sexta.
Mesmo que você não tente uma matrícula nessas instituições, vale a pena dar um pulinho nas cidades.
Ambas ficam a menos de uma hora de Londres e têm um charme irresistível.
Em Cambridge, não deixe de fazer um tour pelos colleges e de se aventurar em um punting (passeio de gôndola).
Em Oxford, visite a Christ Church College (se é fã de Harry Potter, prepare-se para uma surpresinha) e a Bodleian Library, uma das bibliotecas mais antigas do mundo.
Saiba mais sobre intercâmbio em Cambridge e Oxford.