País de riqueza histórica e cultural com pouquíssimas nações que a equiparam em nível global, a Inglaterra possui enormes influências sobre o resto do mundo em diversas áreas.
Para facilitar o entendimento, vamos abordar alguns dos traços mais marcantes do povo inglês e de sua cultura. Confira:
Os ingleses têm admiração por tudo que é ligado à Família Real Britânica.
A história milenar do país se confunde com a história da Realeza, e as tradições que se mantêm até hoje são um orgulho para os ingleses.
Para se ter uma ideia da dimensão disso, lembre-se de que o casamento do príncipe Harry, sexto na linha de sucessão ao trono britânico, com a atriz americana Meghan Markle, em 2018, pode ter custado até 32 milhões de libras, o equivalente a R$ 160 milhões.
Quase 2 bilhões de pessoas, segundo as estimativas, assistiram ao “sim” dos noivos.
É grande a lista de artistas que alcançaram um estrondoso sucesso mundial e têm origem na Inglaterra.
Na literatura, basta pensa em William Shakespeare, Charles Dickens, Tolkien e J. K. Rowling.
Na música, Beatles, Rolling Stones, Queen, Pink Floyd e Adele.
E é melhor parar por aí.
Os inventores do futebol (“football” mesmo, e não “soccer”) ainda não enjoaram do esporte.
Na Inglaterra, o fanatismo dos moradores é tão grande quanto a sua organização: a Premier League é a primeira divisão entre as quatro divisões profissionais.
Além disso, há equipes amadoras da 5ª divisão à 11ª divisão, o que mostra o tamanho da influência do esporte na rotina dos britânicos.
Os pubs são uma verdadeira instituição inglesa.
Dependendo da cidade, você vai encontrar um a cada esquina.
Ao fim do expediente, o inglês tem lá a sua parada estratégica para beber uma pint (medida de aproximadamente meio litro e expressão usada para substituir o termo “beer”) com os amigos antes de voltar para casa.
É lá que você mais escuta a expressão “cheers, mate”, algo como “saúde, amigo”.
Entre as cervejas favoritas, estão as ales (como a Spitfire), pale ales (como a London Pride) e stouts (como a Guinness).
Convivendo com os ingleses, talvez você fique com a impressão de que eles são mais frios e menos simpáticos do que os brasileiros.
De fato, na comparação com um dos povos mais vibrantes e acolhedores do mundo, como são os brasileiros, os ingleses podem passar uma impressão errada de hostilidade.
Mas isso se deve à introspecção e à timidez do povo inglês, e não a uma suposta antipatia.
O inglês, de modo geral, é um cidadão reservado e com muita educação, que respeita o espaço dos outros e faz o possível para não incomodar.
Por isso, convém nunca pedir nada sem colocar o “please” (por favor) na frase, ser pontual nos compromissos e cumprimentar as pessoas com um sorriso cordial — mas nunca invasivo.
O humor dos ingleses tem uma diferença bastante flagrante com o dos americanos, embora ambos falem o mesmo idioma.
Os ingleses, de modo geral, apreciam a ironia e o sarcasmo, e isso fica claro nas piadas do dia a dia e nas relações entre eles.
Basta lembrar de seriados como Monty Python e comparar esse tipo de humor com as sitcoms dos Estados Unidos para notar a diferença.
O humor único dos britânicos, em alguns casos, traz um sarcasmo muito sutil, colocando o interlocutor em dúvida a respeito das reais intenções da pessoa com quem ele está conversando.
Para se habituar ao humor britânico, lembre-se de que eles são capazes de encontrar humor em praticamente todas as situações, e não veem problema em rir de si mesmos.
A culinária britânica já teve uma má fama, mas, aos poucos, caminha para conquistar o paladar dos amantes da gastronomia.
Hoje, chefs famosos como Marcus Wareing, Jamie Oliver, Thomasina Miers e Marco Pierre White têm restaurantes que podem ser apreciados em diferentes cidades da Inglaterra.
Mas, seja qual for o seu destino, algum dos pratos típicos precisa entrar na lista:
Full English Breakfast
O Full English Breakfast é o típico café da manhã inglês, com inspiração na realeza britânica.
O café é reforçado: vem com ovos, feijão, torradas, salsicha, cogumelos, tomate, geleia e duas rodelas de linguiça.
Fish and Chips
O Fish and Chips é um dos pratos mais tradicionais da Inglaterra.
É uma comida tão antiga e popular, que é difícil saber com exatidão a sua origem, mas a receita é simples: peixe empanado, frito e temperado com sal e vinagre de malte. Para acompanhar, batata frita em grandes quantidades.
Bangers and Mash
O Bangers and Mash tradicional é composto por salsicha e purê de batatas, mas ele pode ser encontrado em diferentes versões por toda Inglaterra.
Alguns preferem uma salsicha mais apimentada, enquanto outros optam por uma salsicha à base de ervas. Para acompanhar, molho de cebolas.
Cornish Pasty
O Cornish Pasty é um pastel com origem na Cornualha, região localizada no sudeste da Inglaterra.
O diferencial desse pastel é a composição da massa: ela é feita com farinha, batata e cebola. No recheio, carne.
Scones
O chá das cinco é uma das maiores tradições inglesas e dispensa apresentações, mas ele nunca é servido sozinho.
Os scones são biscoitos que acompanham o chá, geralmente com geleias ou manteiga.
Além dos scones, o chá das cinco também é servido com outros tipos de bolachas e sanduíches.