Na legislação de Malta, não há distinção entre cidades e vilas, e sim uma divisão entre 68 conselhos locais.
Isso porque os territórios são considerados pequenos demais para o status de cidades, mas são chamados dessa forma para facilitar a localização.
Então, vamos conhecer as principais “cidades” do arquipélago:
Valeta é a capital de Malta, localizada no sudeste da ilha e habitada por cerca de 5.730 pessoas (2016).
A cidade é conhecida por ter sido eleita patrimônio mundial da humanidade pela UNESCO em 1980, graças às suas paisagens históricas, palácios barrocos e igrejas monumentais.
Além da arquitetura clássica, a capital se destaca pela Universidade de Malta, famosa pelos programas de mestrado internacionais.
Mdina também é conhecida pelos títulos de Città Vecchia (cidade antiga) ou Città Notabile (cidade notável), por ter sido a capital de Malta durante a Idade Média.
Devido à sua história de conflitos, a cidade é cercada por muralhas e preserva sua arquitetura barroca quase intocada.
O local abriga cerca de 300 pessoas e proíbe a circulação de veículos pelas ruas, caracterizando Mdina pelo silêncio e tranquilidade.
Gozo é a segunda maior ilha do arquipélago de Malta, com 67 km² de área total.
A cidade é famosa por ser associada a Ogígia, a ilha onde vivia a ninfa Calipso na Odisseia de Homero.
Em comparação à ilha principal de Malta, Gozo é mais rural e menos desenvolvida, tendo como principal atração suas belezas naturais e históricas.
A cidade também é considerada um dos principais destinos turísticos para mergulho e esportes aquáticos no Mediterrâneo.
Apelidada de città vitoriosa (cidade vitoriosa), Birgu é uma antiga cidade fortificada no sudoeste de Malta, com ampla tradição em atividades marítimas e militares.
Alguns de seus principais pontos turísticos são a St. Lawrence’s Church, Inquisitor’s Palace e Forte St. Angelo, além do Malta at War Museum (Museu da Guerra).
A cidade de Saint Julian’s fica na região central de Malta e é conhecida pela vida noturna agitada, com seus clubes e baladas que concentram a movimentação na ilha.
Sua população é de 10.200 pessoas (2014) e área total de 1,6 km², representando uma densidade populacional de 6.400 habitantes por km².
Além disso, a cidade possui tradicionais vilas de pescadores e construções que datam do século 16.
Sliema é uma cidade na costa nordeste de Malta que se caracteriza como um centro comercial e turístico.
A cidade possui cerca de 20 mil habitantes e oferece diversas opções de restaurantes, hotéis, cafés e clubes, além de praias paradisíacas e esportes aquáticos.
O nome Sliema significa “paz e conforto”, pois o local já foi um povoado de pescadores isolado de outras regiões.